Layout do blog

Galileu, Jeff Bezos e Chat GPT: Catenárias e os Problemas Difíceis

Eduardo Rocha • mai. 02, 2023

Diz a lenda que a Amazon usa problemas complicados em seu processo seletivo. O que um destes problemas nos ensina?

Diz a lenda que as entrevistas para empregos na Amazon, Google e outras big techs têm perguntas para testar se o candidato é realmente inteligente e tão brilhante quanto os times que trabalham nestas empresas. Não sei se a lenda tem ou não base na realidade, mas um dos problemas que seria utilizado pela Amazon nos oferece uma reflexão interessante sobre como olhamos o mundo e seus desafios.


Eis o problema. Uma corda de 80 m de comprimento é usada para ligar os topos de dois postes verticais, cada um com 50 m de altura. A pergunta é: qual a distância entre os dois postes para que o ponto mais baixo da corda fique 10 m distante do solo?

Não pare de ler se você tem alergia a matemática, por favor.


A corda vai descrever uma curva entre os dois postes. Você pode pensar que a corda descreve uma parábola, e estaria na nobre companhia de Galileu Galilei, que formulou esta hipótese. No século 17, cientistas como Bernoulli, Leibniz e Huygens demonstraram a solução correta da equação que descreve a forma de uma corda ou corrente pendurada entre dois pontos. O nome desta forma é Catenária, e é utilizada também na arquitetura, invertida, em arcos com a melhor resistência por quantidade de material.


A equação da Catenária é dada por y = a (cosh (x/a)).


Sim, cosseno hiperbólico, que você nem lembrava que existia… E o parâmetro “a” é a relação entre a tensão horizontal e o peso por unidade de comprimento da corda ou corrente, portanto uma propriedade do material que não é informada no problema e que altera o formato da catenária. Uma corda fina e uma corrente pesada descreverão curvas diferentes. Será que os candidatos a uma vaga na Amazon deveriam conhecer esta equação e estimar o parâmetro “a” ?


A primeira chave é que a figura nos faz pensar que o problema é um caso típico da solução de uma equação. Mas observe que as medidas não descrevem a real proporção do problema proposto: o desenho não está na escala correta e ele nos induz a erro. No desenho, a corda é muito mais longa do que 80 m e o ponto mais baixo está muito mais distante do solo do que 10 m, tomando como referência a escala dos postes.


Refletindo um pouco mais, encontramos a outra chave: será que o problema proposto poderia ser um caso especial em que cossenos hiperbólicos e propriedades da corda fossem irrelevantes? 


O ponto da corda mais próximo ao solo é a metade de seu comprimento, não é? Como a corda mede 80 m, este ponto estará a 40 m das extremidades. Se o poste tem 50 m de altura, a única maneira deste ponto estar a 10 m do solo é se a corda for paralela ao poste, e portanto a distância entre os postes for zero ! Os postes estarão colados, e a corda estará dobrada em duas. E é claro, este ponto também é descrito pela equação geral, mas não preciso dela para resolver o problema específico. E você poderia argumentar que a corda pendurada deste jeito não se parece mais com uma Catenária, mas isso também não fazia parte do enunciado do problema…


Claro que há muitas situações em que precisaremos usar o equacionamento geral. Mas sair fazendo contas neste caso particular  vai nos permitir chegar à resposta correta mais rapidamente? Provavelmente este caminho nos levaria a uma longa busca sobre qual parâmetro "a" deveria ser usado.


Eu apresentei este problema ao ChatGPT, e as respostas foram hilárias.


Primeiro, ele aproximou o problema para dois triângulos, fez um erro de cálculo e concluiu que a distância entre os postes era de 67,5 m. Então eu sugeri que a forma da curva não era uma reta, talvez uma parábola? Ele me corrigiu, disse que a forma era de uma catenária e apresentou a equação correta. Mas se confundiu novamente ao fazer os cálculos, arrumou um jeito de sumir com o parâmetro “a” e concluiu que a distância entre os postes seria um pouco maior, “aproximadamente 69,6 m”. Eu questionei o resultado, disse que era possivelmente muito grande para uma corda de apenas 80 m e ele fez uma sugestão brilhante: pendurar a corda a uma altura menor, de tal forma que a distância do solo fosse 10 m ! Não é a solução do problema, mas a ideia entrega uma corda amarrada entre dois postes situada a 10 m do solo...


Tratar um problema complexo como se fosse simples é um grande risco, mas deixar de enxergar a simplicidade de um problema não é um risco menor. O problema proposto por Jeff Bezos é muito mais simples do que o problema que Galileu se propôs a resolver. Saber se você deve pensar um pouco mais, usar o ChatGPT ou contratar um especialista é o comportamento chave, e a
Zinneke pode ajudar você. Fale conosco.


___


Eduardo Rocha acredita que a curiosidade, o aprendizado contínuo e a reflexão são motores da criatividade e da inovação. Fundou a Zinneke com o propósito de ajudar empresas a resolver problemas, da forma mais rápida e efetiva. Fale conosco se tem um problema que precisa de ajuda.


Photo by
Ricardo Gomez Angel on Unsplash. Thanks !


#inovação #problemas #criatividade



Por Eduardo Rocha 18 jun., 2024
A Receita Federal tornará obrigatório o uso dos novos procedimentos de importação, o Catálogo de Produtos e a DUIMP. Você está pronto ?
Por Eduardo Rocha 02 mai., 2023
Diz a lenda que a Amazon usa problemas complicados em seu processo seletivo. O que um destes problemas nos ensina?
Por Eduardo Rocha 21 ago., 2022
Adquirir soluções é uma necessidade óbvia para projetos de transformação digital. Mas quais são os cuidados que precisam ser tomados?
Por Sérgio D'Amore 12 ago., 2022
Os preços de petróleo e gás estão nas alturas. Isso é uma excelente oportunidade de acelerar seu plano de eficiência energética. Mas o que caracteriza um plano de sucesso?
Por Eduardo Rocha 09 ago., 2022
As recompensas financeiras são um incentivo externo difícil de gerenciar. Como evitar que isso se transforme num fator de desmotivação?
Por Eduardo Rocha 02 ago., 2022
Em muitas categorias sua empresa pode representar volumes pouco atraentes para os fornecedores. As compras colaborativas são uma alternativa interessante.
Por Eduardo Rocha 26 jul., 2022
O que é Gamification? Como esta técnica pode ajudar a obter engajamento?
Por Eduardo Rocha 17 jul., 2022
O modelo de contratação de trabalhos não é uma questão de preferência: é função da realidade da relação.
Por Eduardo Rocha 10 jul., 2022
As plataformas que conectam clientes aos prestadores são cada vez mais importantes. Mas como gerenciar a satisfação dos clientes?
Por Eduardo Rocha 28 jun., 2022
Um empreendedor gostaria muito de ouvir seu sim. Mas se o sim não é possível, ouvir seu não também pode ajudar
Mais Posts
Share by: