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Gamification e Engajamento

Eduardo Rocha • jul. 26, 2022

O que é Gamification? Como esta técnica pode ajudar a obter engajamento?


A questão da motivação e do engajamento tem sido foco de muita pesquisa e debate. Como manter as pessoas engajadas em uma atividade que é importante para você ou para seu negócio? Esta é uma pergunta chave se você pensa nos empregados da sua empresa, nos clientes do seu produto, nos alunos da sua aula - em qualquer pessoa que não seja você mesmo. E mesmo para você, para coisas que você sabe que precisa fazer, mas que exigem um tanto a mais de determinação para que não sejam deixadas de lado.


Ao mesmo tempo, as pessoas podem engajar boa parte de seu tempo em atividades que não trazem muito mais do que diversão. Olhe um pouco a relação dos seus filhos com os videogames (ou até a sua própria relação com os jogos): há engajamento mais forte e desinteressado do que isso? Meu filho adolescente tem um grande interesse por videogames “
vintage” e nos divertimos bastante com jogos de quando eu tinha a idade dele.


Se com os videogames a interação explodiu, e hoje eles estejam entre os segmentos mais dinâmicos e resilientes da economia, a ideia de emprestar seus elementos para os negócios é bem anterior. No início do século 20 as empresas já pensavam em promoções em que você ganhava um cupom que concorria a prêmios - ou ainda mais diretamente, podia achar um vale brinde no próprio produto. E na minha infância, às vezes era difícil identificar a diferença entre o produto e o prêmio - as figurinhas das gomas de mascar, por exemplo.


Se estas experiências estavam ligadas a jogos tradicionais, não demorou para que os elementos dos videogames inspirassem muitas outras soluções. Para um desenvolvedor de jogos, o objetivo é criar uma experiência que engaje mais jogadores por mais tempo, e por isso esta indústria foi uma das primeiras a dominar o desenho das experiências, que vão além de desenhar um jogo em que o jogador sinta prazer em jogar. Muitos elementos dos jogos passaram a ser usados em contextos diferentes, visando o engajamento, conceito que é chamado de Gamification (ou gamificação, como é chamado às vezes no Brasil). 


Um dos expoentes do campo é Yu-kai Chou, nascido em Taiwan e radicado nos Estados Unidos. Sua definição de Gamification é “
a técnica de derivar a diversão e os elementos de engajamento encontrados em jogos e aplicá-los no mundo real e em atividades produtivas”. Ele criou o modelo Octalysis, que identifica oito elementos que sempre estão na base das técnicas de engajamento que podem ser usadas em Gamification.


  • Significado


O primeiro “driver” é o significado. O que o jogador é chamado a fazer deve ter um significado épico, que apenas ele pode fazer. Esta exclusividade pode ser gerada por conhecimento, talento, ou até mesmo por um dom pessoal. Num jogo, este sentido é definido pelo enredo, mas em Gamification este significado precisa ser construído. Um exemplo deste conceito, na prática, é a Wikipedia, os softwares abertos ou os conteúdos de qualidade disponibilizados gratuitamente: as pessoas dedicam grande parcela do seu tempo, sem retorno direto que não seja o significado da contribuição em si.


  • Desafio e Conquista


A estrutura da maioria dos jogos envolve fases com o aumento crescente da dificuldade, e muitas vezes o jogador precisa vencer um “boss” como coroação da conquista das habilidades necessárias para vencer aquela fase. O tema do desafio é um dos mais importantes em Gamification, porque atribuir prêmios ou pontos e indicar quem está entre os maiores pontuadores é uma das táticas mais comuns, mas fazer isso sem a ligação a um desafio não teria nenhum sentido.


  • Criatividade


Aqui o tema é fazer com que o próprio jogador encontre formas de superar os obstáculos, através da combinação de diferentes possibilidades de solução. É o jogador quem deve deter o poder de engajar-se num processo de aprendizado (normalmente de tentativa e erro) em que é importante que o feedback ocorra em tempo real.


  • Propriedade


O acúmulo de “bens” ao longo do jogo é outro elemento importante. Acumular dinheiro virtual ou outros ítens como resultado do seu desempenho único é um fator que também pode ser expresso pela customização de avatares ou pelo clássico prazer de colecionar objetos.


  • Influência Social e Relacionamento


Há muitos aspectos sociais ligados aos jogos. De positivos, como companheirismo, aceitação, e mentoria, a mais negativos, como inveja. E a competição, que pode estar em diferentes pontos deste espectro. Outros elementos sociais são a nostalgia, que pode ser acionada ao usarmos elementos que remetem à infância do jogador, por exemplo, e os aspectos ligados à auto imagem e aceitação, crescentemente explorados. 


  • Escassez e impaciência


Este tema é usado ao tornar desejáveis ítens raros ou pelos quais você precisa esperar. Muitos jogos gratuitos manipulam este elemento ao monetizar seu tempo de espera pelo jogo com a apresentação de publicidade, ou vendendo moedas virtuais que você pode trocar por aquelas vidas que só seriam disponibilizadas a você no dia seguinte. Num ambiente produtivo, o tema pode ser combinado com desafio ou propriedade, por exemplo, fazendo com que as conquistas sejam cada vez mais valiosas.


  • Imprevisibilidade


Este é um tema importante e que liga-se à curiosidade. Continuar no jogo para descobrir a resposta a uma pergunta que ficou aberta: este elemento é usado desde que o homo sapiens começou a contar histórias. Antigamente o fim de um episódio de uma série era concluído com o herói em grande perigo: a pessoa discutiria o assunto com seus amigos e voltaria para assistir ao próximo capítulo (e descobrir como o herói iria escapar). Hoje esta curiosidade é resolvida com as pessoas “maratonando” as séries, e permanecendo mais tempo na plataforma (e para descobrir que o herói nem sempre escapa...). Mas há também neste elemento as raizes do jogo como fator de vício, e então aqui encontram-se as discussões éticas principais a fazer.


  • Aversão a perdas


O último “drive” está relacionado à nossa aversão a perdas, percebida mais intensamente do que os ganhos de mesma magnitude. No universo dos jogos, isso se traduz por continuar a jogar para evitar que o esforço até aquele ponto seja perdido, o que é hoje em dia dosado cuidadosamente ao permitir que o estado do jogo seja salvo. Este tema é usado também ao fazer com que os prêmios deixem de estar disponíveis após um determinado tempo (em combinação com o tema da escassez). Num sentido mais amplo, o FOMO (
fear of missing out), cada vez mais relevante em todo tipo de decisão, é uma expressão deste aspecto. Todo mundo está falando de um jogo ou uma série e você não sabe do que se trata.


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Os elementos de design de um jogo ou de uma experiência em um ambiente produtivo poderão combinar vários destes elementos, e esta combinação pode ser diferente ao longo da jornada do jogador (Discovery, Onboarding, Scaffolding e Endgame). E é claro que existe um aspecto de base que permeia todo o jogo: as sensações pelas quais passa o “jogador”, e que são, afinal, o aspecto fundamental para que a experiência seja divertida - que era o objetivo inicial, não era?


Eu vejo muito potencial para Gamification em muitos aspectos do desenvolvimento organizacional, em particular o engajamento em tarefas necessárias mas não prazerosas e principalmente treinamento e desenvolvimento. Há décadas os profissionais de
Supply Chain têm aprendido muitos conceitos-chave da profissão com o “Jogo da Cerveja”. Recentemente eu vi aplicações simples e muito interessantes para associar desenvolvimento de equipes a jogos muito divertidos, em ambientes tipicamente mais sérios e carrancudos como segurança industrial ou preparação para crises. E na minha própria experiência pessoal, observei que intuitivamente usei alguns destes elementos descritos por Chou para reduzir meu consumo de energia em casa e ao dirigir.


Se você acredita que algum dos seus desafios de engajamento pode ser facilitado por técnicas de Gamification,
fale com a Zinneke. Adoraríamos explorar os conceitos com você e aplicá-los à sua realidade.


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Eduardo Rocha é fundador da Zinneke. Acha que encontrar formas divertidas de fazer as coisas é uma boa receita de sucesso.



Photo by Ugo Mendes Donelli on Unsplash. Thanks!


#gamification #gamificação #desenvolvimento #estratégia




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