Muito antes de ser a capital da Bélgica, Bruxelas já era uma grande cidade situada no vale de um rio. Bruxelas fica na fronteira entre duas regiões: a Valônia, cuja população fala francês, e Flandres, ao Norte, onde moram os falantes de uma variação do holandês, o flamengo. O nome do rio é Senne, para uns, e Zenne, para os outros.
Os habitantes de Bruxelas, como hoje, tinham várias origens diferentes. O contato e a mistura acabaram gerando o Brusselian (ou Marollian), um dialeto que misturava as versões primitivas do francês e do flamengo, com toques de espanhol (a dinastia dos Habsburgos controlou simultaneamente a Espanha e os Países Baixos no século 16). Neste dialeto, o rio chamava-se Zinne. O rio é hoje canalizado, e o dialeto está praticamente extinto: exceto pelo Teatro Real de Toone, um tradicional teatro de marionetes no centro histórico de Bruxelas, sobrevive apenas em um punhado de palavras que são usadas na Bélgica, Zinneke entre elas.
O sufixo “-ke” significa “pequeno”, e Zinneke era o nome de um dos braços do rio Zinne, que ficava onde hoje está a Rue de la Prosperité, em Molenbeek-Saint-Jean. A região ao redor deste braço de rio era cheia de cães vira-latas que se reproduziam livremente, e por associação, Zinneke passou a designar um cão sem raça definida. Que, de acordo com um estudo de 2008 realizado na Universidade de Aberdeen, resolvem problemas mais rapidamente, e são mais flexíveis e adaptáveis do que os cães de raça.
Por associação, Zinneke passou a ser a designação dos habitantes de Bruxelas, pela mistura cultural e linguística que caracteriza a cidade. O nome Zinneke saiu dos domínios de Bruxelas com a Zinneke Parade, um evento artístico-cultural que celebra a diversidade, a pluralidade e a riqueza cultural da cidade. Organizada pela primeira vez em 2000, ano em que Bruxelas foi a capital européia da cultura, ocorre a cada dois anos desde então. O tema para 2022 é “Ilusão de Óptica”.
Por que Zinneke? Inclusivos, diversos, plurais, flexíveis, adaptáveis, reunimos pessoas de origens diferentes que resolvem problemas mais rapidamente. E prosperidade, nome da rua em que o braço de rio hoje se encontra, é o que buscamos com você. Conheça nosso trabalho e fale conosco.
---
Eduardo Rocha acredita que facilitar as conexões entre consultores e empresas é um propósito valioso e também um belo desafio. É fundador da Zinneke
#Zinneke #consultoria #inovação
Foto: Het Zinneke, escultura urbana criada por Tom Frantzen (1998). Foto by brusselsbyfoot, grupo de guias turísticos de Bruxelas. Thanks!
Avenida Antônio Artioli 570, Swiss Park, FLIMS B1, Sala 107
13058-215 Campinas-SP Brasil
zinneke@zinneke.com.br